Inspirado pela crise financeira recentemente instalada pelos países do sul da Europa, Fábio Cunha desenvolveu o projecto "(Zona: An Investigation Report)" materializado no fotolivro "ZONA", uma docufição, o qual arrebatou o Dummy Award Fundación Banco Sabadell no festival de fotografia DOCfield.
O foco desta investigação foram os efeitos da crise financeira no sector imobiliário da periferia urbana, i.e. despejos, realojamentos, mudanças e abandono. Tal universo foi capturado através do registo de encenações performativas em lugares evocativos da realidade suburbana e habitacional.
O prémio consiste num fundo de 3 mil euros a ser utilizado na publicação da maquete do fotolivro.
Há dois anos, Fábio Cunha auto-editou Almost Fiction (edição limitada), elaborado na estrada, com uma bicicleta e uma máquina fotográfica de 35mm, através de diversos países na Europa central. Segundo o autor, através do esforço físico, a paisagem transformou-se num laboratório onde compôs uma "quase ficção" a partir de situações incomuns encontradas dentro da realidade.
Fábio Cunha é um Arquitecto por educação e um fotógrafo por opção. O fotolivro Almost Fiction pode ser encontrado na livraria STET em Lisbon, ou online.
ALMOST FICTION
Fabio Cunha
21,5 x 16,5cm | 60 pág. | 25 imagens
Edição de 150 cópias
White Lemon, 2014
Existem 0 Comentários:
Responde // Comentar